Stretta (anti refluxo gástrico)

Stretta – Tratamento para a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Dr. Guilherme Antoniette, responsável pela Clínica Endonette, esclarece dúvidas  sobre refluxo gástrico, causas, consequências e tratamentos.

O que é Doença do Refluxo (DRGE)?

A DRGE é uma patologia altamente prevalente, que acomete aproximadamente 12% dos brasileiros (cerca de 20 milhões de pessoas).

Tratamento eficaz e a longo prazo para a Doença do Refluxo oferecido pela Clínica Endonette

Como funciona o método Stretta?

Uma sonda é introduzida pelo esôfago, sempre com visão endoscópica direta no monitor de TV. Essa sonda é então posicionada no EEI, no final do esôfago, bem próximo do estômago. Utiliza a energia da radiofrequência para tonificar a musculatura do EEI (o “portão”, anteriormente citado). Com o músculo do EEI mais forte, ele fecha o “portão” do esôfago, impedindo assim a ocorrência do refluxo.

Vantagens do método Stretta para o tratamento da Doença do Refluxo

• O método Stretta é realizado totalmente por endoscopia, em caráter ambulatorial, com leve sedação.

• É feita uma única sessão, que dura em torno de 40 min, com riscos baixíssimos.

• Resultados de longo prazo (até 10 anos de duração), ou seja, com apenas 1 sessão os resultados se mantêm por até 1 década

• Índice de satisfação dos pacientes acima dos 90%.

• Quando submetidos ao método, pacientes interromperam ou diminuíram significativamente a quantidade de medicamentos necessária para o tratamento da DRGE.

Dr. Guilherme Antoniette - Clinica Endonette - Terapia Stretta

Perguntas frequentes

Terapia Stretta

O que é a Terapia Stretta?

A Terapia do Stretta é um procedimento minimamente invasivo que reduz significativamente os sintomas do refluxo gastroesofágico (DRGE). Trata-se de um método utilizado por endoscopia e realizado sem cortes no estômago ou cirurgia. Isso permite que a maioria dos pacientes possa eliminar ou diminuir em grande parte os sintomas da doença, assim como o uso de medicamentos. Stretta é um procedimento endoscópico ambulatorial, realizado em menos de 60 minutos, permitindo que os pacientes retornam às atividades normais no dia seguinte. Stretta não requer quaisquer incisões, suturas ou implantes.

Como funciona?

A Tecnologia Stretta fornece energia de radiofrequência (RF) para o músculo entre o estômago e o esôfago (esfíncter esofageano inferior), através de uma sonda passada pela boca. A RF remodela e melhora o tecido muscular, resultando em melhora significante da função de barreira, levando a menos episódios de refluxo. Seu objetivo é tratar o refluxo para evitar a realização de uma cirurgia.

O que é Radiofrequência?

A Radiofrequência é uma forma de onda de energia que é utilizada em muitas especialidades médicas:

• Cardiologistas usam RF para tratar arritmia cardíaca,
  • Urologistas usam RF para o tratamento da aumento de próstata ,
  • Otorrinolaringologistas usam RF para eliminar o ronco e apneia do sono
  • A RF é utilizada em diversos procedimentos estéticos de rejuvenescimento.

Resultados da Tecnologia STRETTA

Stretta é, de longe, a opção de tratamento minimamente invasivo mais amplamente estudada na doença do refluxo gastroesofágico DRGE. É comprovada por ter baixo risco e ser eficaz em mais de 37 estudos clínicos e 18.000 procedimentos realizados em todo mundo. Estudos mostram que os pacientes experimentam alívio significativo e duradouro dos sintomas em um período que varia de 4 a 10 anos, sem lidar com as complicações da cirurgia, assim como seus custos mais elevados.

Perfil do Paciente para a Tecnologia Stretta

Stretta é uma opção para pacientes que falharam ou são intolerantes ao tratamento medicamentoso, oferecendo uma alternativa à cirurgia invasiva. Por não alterar a anatomia ou introduzir substâncias estranhas, o método Stretta pode ser utilizado em uma variedade de grupos de pacientes e não exclui outras opções de tratamento. Stretta preenche uma lacuna significativa de tratamento:

• Pacientes que não respondem totalmente ou não toleram medicamentos
  • Pacientes que não desejam realizar cirurgia de refluxo
  • Pacientes com Refluxo Não-Erosivo
  • Pacientes com Refluxo Extra-esofágico ou refluxo Laringoesofageano
  • Pacientes Pós Cirurgia de Refluxo (Fundoplicatura de Nissen) com refluxo recorrente por falha terapêutica
  • Pacientes com Refluxo Pós Cirurgia Bariátrica (Bypass/Sleeve)

Refluxo Gástrico

O que é Refluxo Gástrico?

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funciona de forma adequada. O grau da inflamação causada no esôfago pelo refluxo depende da acidez do conteúdo do estômago e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa do esôfago, podendo causar uma doença chamada esofagite, porque revestimento do estômago o protege contra os efeitos de seus próprios ácidos, mas o esôfago não possui essas características provocando sensação desconfortável de queimação, chamada azia. A força da gravidade contribui para o refluxo quando o indivíduo permanece deitado, ou em situações de obesidade onde a gordura abdominal faz pressão no estômago e facilita o refluxo gastroesofágico.

Como saber se tenho Refluxo?

O diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágica é feito baseado nos sintomas e histórico apresentado pelo paciente, mas também pode ser complementada com exames, como:

• Raio x, para observação dos movimentos do esôfago;
  • Medição do pH em 24 h que relaciona os sintomas apresentados com alterações da acidez do suco gástrico para determinar o numero de vezes que ocorre o refluxo;
  • Cintilografia de refluxo.
O médico mais indicado para diagnosticar e tratar o refluxo é o gastroenterologista, que deve ser procurado em caso de suspeita.

Como é feito o tratamento para refluxo?

O tratamento para refluxo pode ser feito com medidas simples como uso de medicamentos e adequação da alimentação, o mais tratamento e muito eficaz é a terapia Stretta, mas em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia. As alterações alimentares na doença do refluxo gastroesofágico são necessárias, mas devem ser adaptadas ao tratamento medicamentoso e também personalizadas, mas via de regra o paciente com refluxo deve eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura, como frituras e produtos industrializados e chocolate além de evitar o cigarro e refrigerantes. A última refeição do dia deve ser feita, no mínimo, 3 horas antes de deitar para dormir para evitar que o conteúdo do estômago volte para a boca.

• Youtube - Clínica Endonette
  • Facebook - Clínica Endonette
  • Instagram - Clínica Endonette

Links Uteis