top of page

Balão Intragástrico

Tratamento da obesidade que tem como principio a reeducação alimentar, com o intuito de ter melhores resultados e evitar o efeito sanfona.

O balão intragástrico é indicado para pacientes que estejam com sobrepeso ou obesidade. O tempo de tratamento pode ser de 6 ou 12 meses, ao contrário do que parece, é mais do que suficiente para que o paciente possa fazer uma reeducação alimentar e perder em média, de 20% a 30% do peso total, além de diminuir medidas e ganhar muita qualidade de vida.


O balão intragástrico atua como um inibidor de apetite agindo de duas formas diferentes. A primeira é ocupando em média 40% do estômago, fazendo com que a ingestão de alimentos seja menor, pois a capacidade gástrica é reduzida pela metade. Como ele fica posicionado no fundo do estômago, ele induz o organismo à produção antecipada do hormônio “grelina”, mais conhecido como hormônio da fome, desta forma o paciente tem a sensação de saciedade precoce e deixa de se alimentar de forma demasiada.


Junto com o dispositivo do balão intragástrico, o paciente é assistido por uma equipe multidisciplinar. Com a nutricionista, ele irá aprender a forma correta de comer. Já a psicóloga o fará compreender as causas que o levam a comer de forma compulsiva, enquanto o médico irá tratar da saúde e aspectos clínicos e a enfermeira cuidará do dia a dia. O objetivo é, que em apenas seis meses ou um ano, o paciente perca o excesso de peso e ganhe muito em qualidade de vida.


Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page