Dr. Guilherme Antoniette - Clinica Endonette - Sutura Endoscópica

Sutura

Endoscópica

Ficou conhecido popularmente como Gastroplastia Endoscópica

Dr. Guilherme Antoniette, responsável pela Clínica Endonette, esclarece dúvidas  sobre obesidade, causas, consequências e tratamentos.

A Sutura Endoscópica, popularmente conhecida como “bariátrica por endoscopia”, é comparada ao procedimento de cirurgia bariátrica pela técnica sleeve, isso devido ao padrão tubular que o estômago fica após o procedimento.

Este procedimento é realizado 100% por endoscopia, sem cortes e o paciente volta para casa no mesmo dia. O estômago do paciente tem seu tamanho reduzido de forma significativa, levando a uma expectativa de perda de peso estimada em cerca de 30% do peso total.

O procedimento consiste na realização de pontos no estômago, o deixando em forma tubular, semelhante a gastroplastia vertical cirúrgica, ela tem menor risco e retorno às atividades de forma rápida e segura. A sutura endoscópica não causa déficit absortivo, somente restritivo e desta forma, desnutrição, anemias e deficiência de vitaminas não ocorrem.

Cerca de 4 horas após o procedimento, o paciente recebe alta e volta para casa, tendo o prazo de recuperação semelhante ao do procedimento de balão intragástrico.

Junto com o procedimento de sutura endoscópica, o paciente será acompanhado por uma equipe de nutricionista, que irá lhe ensinar a forma correta de comer, já psicólogo o fará compreender as causas que o levam a comer de forma compulsiva, enquanto o médico irá tratar da saúde, fazer o acompanhamento clínico e exames, e a enfermeira cuidará do dia a dia. O objetivo é realizar reeducação alimentar.

Ele é indicado a pessoas que estejam com IMC acima de 30 (não tem limite máximo), e pessoas que já realizaram cirurgia bariátrica e voltaram a ganhar peso podem realizar este procedimento para voltar ao peso normal.

Dr. Guilherme Antoniette - Clinica Endonette - Sutura Endoscópica

Calcule seu IMC

Instruções:

 

Descreva da seguinte forma:

 

Altura: 1.60 (separado por ponto)

Peso: 80.500 (separado por ponto)

Tabela de resultados

IMC Categoria

 

   Resultado                              Situação

Abaixo de 17                  - Muito abaixo do peso    

Entre 17 e 18,49             - Abaixo do peso             

Entre 18,5 e 24,99          - Peso normal                  

Entre 25 e 29,99             - Acima do peso              

Entre 30 e 34,99             - Obesidade I                  

Entre 35 e 39,99             - Obesidade II (severa)   

Acima de 40                   - Obesidade III (mórbida)

Calculo Manual:

 

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69