Sutura Endoscópica

Popularmente conhecida como “bariátrica por endoscopia”, este procedimento é semelhante à cirurgia bariátrica, porém é realizado por endoscopia.

A Sutura Endoscópica, popularmente conhecida como “bariátrica por endoscopia”, é comparada ao procedimento de cirurgia bariátrica pela técnica sleeve, isso devido ao padrão tubular que o estômago fica após o procedimento.

Este procedimento é realizado 100% por endoscopia, sem cortes e o paciente volta para casa no mesmo dia. O estômago do paciente tem seu tamanho reduzido de forma significativa, levando a uma expectativa de perda de peso estimada em cerca de 30% do peso total.

O procedimento consiste na realização de pontos no estômago, o deixando em forma tubular, semelhante a gastroplastia vertical cirúrgica, ela tem menor risco e retorno às atividades de forma rápida e segura. A sutura endoscópica não causa déficit absortivo, somente restritivo e desta forma, desnutrição, anemias e deficiência de vitaminas não ocorrem.

Cerca de 4 horas após o procedimento, o paciente recebe alta e volta para casa, tendo o prazo de recuperação semelhante ao do procedimento de balão intragástrico.

Junto com o procedimento de sutura endoscópica, o paciente será acompanhado por uma equipe de nutricionista, que irá lhe ensinar a forma correta de comer, já psicólogo o fará compreender as causas que o levam a comer de forma compulsiva, enquanto o médico irá tratar da saúde, fazer o acompanhamento clínico e exames, e a enfermeira cuidará do dia a dia. O objetivo é realizar reeducação alimentar.

Ele é indicado a pessoas que estejam com IMC acima de 30 (não tem limite máximo), e pessoas que já realizaram cirurgia bariátrica e voltaram a ganhar peso podem realizar este procedimento para voltar ao peso normal.

Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632