Tratamentos da Obesidade

Com o avanço da medicina, hoje é possível reduzir a capacidade gástrica de forma definitiva somente por endoscopia.

Para cada estágio da obesidade existem tratamentos específicos, mas somente tendo a indicação médica adequada, você terá um resultado eficaz.


Não se deve nunca, fazer dietas por conta própria, isso porque o organismo precisa de uma quantidade mínima de proteínas, calorias e minerais. As dietas muito restritivas levam o paciente a maiores riscos que benefícios. Por não serem baseadas em reeducação alimentar você, com certeza, terá o famoso efeito sanfona.


A Sutura Endoscópica (mais conhecida como Bariátrica por Endoscopia) é indicada a pessoas que estão com IMC acima de 30 e buscam por tratamentos pouco invasivos.


O procedimento consiste na realização de pontos no estômago, deixando em forma tubular, semelhante a gastroplastia vertical cirúrgica, ela tem menor risco e o paciente retorno às atividades rotineiras mais rapidamente. A sutura endoscópica não causa déficit absortivo, somente restritivo e desta forma, desnutrição, anemias e deficiência de vitaminas não ocorrem.


Após o procedimento, o paciente fica em observação por cerca de 4 horas e pode ser liberado para casa, recomenda-se uma dieta líquida nos primeiros dias. O acompanhamento é feito em consultório e pode ser necessário realizar exames contrastados ou endoscopia para segurança clínica do paciente. Os primeiros casos realizados já são animadores, com perda de aproximadamente 14% no primeiro mês e sem complicações.


Este procedimento só pode ser realizado por médico endoscopista.


Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632

  • Youtube - Clínica Endonette
  • Facebook - Clínica Endonette
  • Instagram - Clínica Endonette

Links Uteis

CFM

CRM/SP

SOBED

SBCBM

G1

BLOG

Responsável Técnico: 

Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632

Dr. Guilherme Antoniette - Clínica Endonette - Balão Intragástrico - Plasma de Argônio - Sutura Endoscópica - Santos - Baixada Santista - ABC