top of page

O que é Gastrite?

Os principais sintomas da gastrite são dores no estômago, queimação e azia. Se não tratada pode levar até mesmo ao desenvolvimento de úlceras.

A Gastrite é uma inflamação ou infecção no estômago que pode durar pouco tempo. A gastrite aguda durará alguns meses ou até mesmo anos e a gastrite crônica pode ter de mais de 3 meses, apresenta uma evolução lenta e muitas vezes assintomática. Os dois tipos podem levar a sangramentos e desenvolvimento de úlceras no estômago.


A causa mais comum da gastrite é o enfraquecimento da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.


Esse enfraquecimento pode ser causado pela bactéria “Helicobacter Pylori”, que fica justamente no revestimento do estômago e quando não tratada adequadamente, pode causar úlceras e até mesmo ao câncer no estômago. Vírus ou outras bactérias também podem causar infecções que levam à gastrite, bem como o refluxo também é uma causa conhecida.


Alguns dos sintomas da gastrite são: dor de estômago “em forma de pontada”, sensação de enjôo ou de estômago muito cheio, região do estômago inchada e dolorida, demora na digestão, arrotos frequentes, dor de cabeça ou mal-estar geral, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.


Para tratá-la você pode precisar parar de tomar medicamentos que possam causar gastrite. Sempre com a orientação de um médico de sua confiança, que te indicará o uso de outro medicamento que diminua a quantidade de ácido no estômago, como por exemplo, antiácidos, antagonistas H2, inibidores da bomba de prótons (IBP) ou até mesmo antibióticos.


Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page