top of page

Reganho de peso pós bariátrica Bypass Gástrico

Infelizmente alguns pacientes tem reganho de peso após passarem por procedimentos para emagrecimento, inclusive a cirurgias bariátricas.


Esse reganho de peso acontece quando o paciente não aproveita a equipe multidisciplinar e com isso não muda seus hábitos alimentares, não aprendem a forma adequada de introduzir atividades físicas e não mudam pontos importantes da sua rotina diária.


Quando essa perda de peso é após a cirurgia bariátrica bypass gástrico, pode se ter agregado aos fatores acima um fatos fisiológico, que é a dilatação da anastomose gastrojejunal, e com isso a saciedade se perde o efeito da saciedade precoce.


Entre os fatores que levam a essa dilatação estão causas naturais do organismo, bem como fatores externos (forçar a alimentação é a principal causa).


Nesses casos nós temos o procedimento de plasma de argônio.


O procedimento é simples, rápido e seguro. É realizado em ambiente ambulatorial, com paciente sob leve sedação e tudo por endoscopia.


Durante o procedimento, o médico endoscopista irá aplicar o gás de argônio, através da endoscopia, diretamente na anastomose gastrojejunal, fazendo queimaduras térmicas e iônicas.


Após esse procedimento, o tecido irá cicatrizar e reduzir seu tamanho, o que fará uma redução significativa no diâmetro da anastomose gastrojejunal, o que ajudará a volta da saciedade precoce.


Nesse período de tratamento, o paciente deverá ser acompanhado por equipe multidisciplinar para obter sucesso no tratamento e evitar o reganho de peso.


Espero que tenha gostado desse artigo.


Guilherme Carvalho

Coach de emagrecimento e especialista em obesidade e emagrecimento.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page